terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2010 - O Ano da Argentina

Não foi somente no cinema com 'O Segredo dos Seus Olhos' e no esporte com Messi e Conca que a Argentina deu um banho no Brasil neste ano de 2010. Na justiça (política) o saldo dos hermanos também foi positivo.

Nesta última semana a justiça argentina condenou o ex-presidente e ditador Jorge Rafael Videla de 84 anos a prisão perpétua (na cadeia mesmo e não em prisão domiciliar) por crime de lesa humanidade.

Videla comandou a ditadura entre os anos de 76 a 81 e defendeu-se argumentando de que se vivia uma guerra justa.

Não foi a única pena a criminosos da época dos governos militares. Um alto nome da ditadura portenha também teve pena semelhante, Luciano Menendez, ‘La Hiena’ que participou do governo militar entre 76 e 83. Na verdade foi sua quinta condenação à prisão perpétua.

Em 2010 também foram condenados ex-chefe da inteligência policial de Tucumán, Roberto Albornoz, “El tuerto”, prisão perpétua e os ex-policiais Luis e Carlos de Cándido que receberam 18 e 3 anos, respectivamente

Enquanto nossos hermanos fazem justiça nos ainda levamos a vida e a história na flauta. Argumentos de que não devemos ressuscitar fantasmas e que não podemos passar por cima da lei da anistia, nos impedem de fazer valer a humanidade sobre os crimes cometidos por ignóbeis governos, que promoveram sangrenta perseguição aos que ousaram levantar suas vozes contra o totalitarismo e jogaram o país em anos de atraso sob uma falsa ideia de segurança e de ausência de corrupção governamental.

Nos gabamos de um potencial produtivo digno das maiores potências mundiais e a perspectiva de um futuro desenvolvimentista mas sequer conseguimos acertas as contas com o nosso recente passado.

O PNDH - Programa Nacional de Direitos Humanos pretendia propor esse acerto, mas criticado duramente por parlamentares de direita e pela imprensa burguesa acabou destinado a revisões que muito provavelmente irão descaracterizar seu potencial progressista no atendimento aos anseios dos conservadores e golpistas de outrora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário